terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resenha: Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan


Na Mitologia grega há 12 deuses olimpianos – que vivem no Olimpo- , dentre eles Zeus, Poseidon e Hades, filhos de Cronos, são os três deuses principais, e também as duas filhas Hera e Deméter. A partir deles os 8 restantes: Ares, Atena, Apolo, Ártemis, Hermes, Hefesto, Dionísio e Afrodite. No total são 12 os Deuses considerados olimpianos porque Hades não vive de fato no Olimpo, e sim no Mundo inferior.
Nas Mitologias Grega e Romana, semideuses eram filhos de Deuses com parceiros mortais. Mas isso muito tempo atrás. Agora imagine descobrir que tudo isso ainda persiste nos tempos atuais, e como se não bastasse, você é um semideus altamente desejado por uma variedade incrível de monstros. Foi o que aconteceu à Percy Jackson. E ainda há uma profecia que pode definir a sua vida ou sua morte; a ascensão ou a destruição do Olimpo.


         No primeiro volume da série - O Ladrão de Raios-, Percy dá entrada nesse mundo que ele não acreditava existir mais descobrindo que seu pai na verdade não é exatamente humano. Ele descobre que seu amigo, Grover, na verdade era um sátiro e se aproxima de uma filha de Atena, Annabeth. Semideuses são levados para o acampamento meio-sangue, onde não podem ser pegos por monstros e onde são treinados. Nesse acampamento há dormitórios diferentes para os filhos de cada Deus, e quando chegam ao acampamento, os semideuses têm que esperar serem reclamados por seu pai/mãe olimpiano. Mas alguma coisa diferente está acontecendo entre Os Deuses: o Raio Mestre de Zeus foi roubado, e Percy é o acusado, portanto ele e seus amigos devem partir em uma missão para provar que ele não foi autor de tal crime, do contrário, haverá uma guerra.
         No segundo volume – O Mar de Monstros-, há novamente uma missão, mas dessa vez é pela salvação do Acampamento Meio-Sangue, pois suas barreiras estão cada vez mais fracas e cada vez mais ameaçadas. E só há uma maneira de ajudar: encontrando o Velocino de Ouro, o qual se encontra no Mar de Monstros (vulgo Triângulo das Bermudas). Há novos personagens e uma novidade que arremata o fim do livro.

         No terceiro volume – A Maldição do Titã-, São encontrados novos dois semideuses e Percy, Grover e Annabeth são encarregados de busca-los, o que eles não contavam é que o Senhor dos Titãs, Cronos, está se reerguendo com um novo exercito, tanto de monstros quanto de semideuses. Ártemis , caçando um monstro, some junto com Annabeth, e resta a Percy, em mais uma missão, descobrir que monstro era esse e encontra-las.

       No quarto livro – A Batalha do Labirinto-, o exercito de Cronos e o próprio já estabelecidos e cada vez maiores, descobrem no Labirinto criado por Dédalo uma maneira de invadir o Acampamento e destruí-lo como forma de iniciar um ataque contra os Deuses do Olimpo. Dessa vez Todos devem encontrar Dédalo para que ele os ajude a impedir que isso aconteça, evitando que o inimigo encontre uma maneira de chegar até o acampamento, já que uma das entradas se localiza dentro dele.

        O ultimo livro –O Ultimo Olimpiano-, A destruição está mais próxima que nunca, Um grande Titã há tempos adormecido, à mando de Cronos, se ergue novamente e segue para o Olimpo para destruí-lo de uma vez.  O semideus citado na profecia que circundou toda a série poderá salvar o mundo e se tornar um herói, e pode ser Percy Jackson, se ele tomar as decisões certas.




Percy Jackson e os Olimpianos, segue basicamente o mesmo enredo pelo menos nos 4 primeiros volumes: missões para salvar alguma coisa ou alguém. Mas creio que o fato de querermos saber se aquela missão do referido livro será concretizada ou não fez milhares de fãs amarem Percy Jackson. A leitura segue extremamente rápida devido a escrita de Rick Riordan e o arremate de cada livro te arrasta para o próximo. A série faz jus ao sucesso que alcançou.

A Intrínseca, editora responsável pela publicação de Percy Jackson aqui no Brasil, lançou para acompanhar a série também "Os Arquivos do Semideus":
E uma Graphic Novel (HQ) resumida mas muito elaborada. Que acabou seguindo, pelo menos, a história original do primeiro livro, o contrário do filme.
Percy Jackson é uma série infanto-juvenil, porém há muita história e aprendizado vindo de Riordan que permite que todas as faixas etárias tenham interesse por essa série. Super recomendada!
                                                                                    


~Daniela
Postar um comentário