quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Resenha: "A Garota das Cicatrizes de Fogo" - Ricardo Ragazzo

Essa semana fomos convidados pelo Ricardo Biasotto do blog Over Shock a participar do Book Tour de "A Garota das Cicatrizes de Fogo" livro com autoria do autor brasileiro Ricardo Ragazzo. Book Tour é um revezamento de blogs em que o autor do livro cede um exemplar do livro e todos devem lê-lo e resenhá-lo. Fomos agraciados em sermos os primeiros da lista de "A Garota das Cicatrizes de Fogo". O livro seguirá esta ordem de leitura:

Rodolfo - Tríplice Literária
Fernanda - Lendo e Esmaltando

Para saber mais sobre o "Book Tour", clique aqui.

A Garota das Cicatrizes de Fogo
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 256

Sinopse:
Quatro anos após o desaparecimento da filha e a misteriosa morte da esposa, Johnny Falco recebe uma pista que pode ajudá-lo a desvendar o caso. Um homem aparece morto com as mesmas características inexplicáveis de sua mulher: O CORPO NÃO PASSA DE UM ESQUELETO COM PELE.


Seis anos após ter 80% do seu corpo queimado em um atentado, Lisa Gomez acorda em um hospital com uma incontestável diferença: TODAS AS CICATRIZES DE SEU CORPO DESAPARECERAM!

E quando o destino dos dois se cruzarem na pequena cidade de Valparaíso, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar.



RESENHA

Johnny Falco era um homem comum que nunca vivera nenhuma aventura anormal; até o dia que encontrou sua mulher morta em sua casa. Logo após ele percebe que não era uma morte comum: seu cadáver não passava de um corpo ressecado, só pele e ossos. E o pior, sua filha fora levada embora sem sinal de para onde pudessem tê-la levado.
Quatro anos se passam e Johnny Falco é informado de uma morte semelhante na cidade de Valparaíso, para onde vai imediatamente. Concomitantemente, Lisa Gomez, uma jovem moradora da cidade de Valparaíso, recebe uma benção: suas cicatrizes, que se espalharam por 80% do corpo depois de um desconhecido atear fogo nela há seis anos simplesmente desapareceram. Lisa fica intrigada, mas principalmente animada por ter novamente a chance de ser uma menina comum. Ela decide voltar para a escola, de onde se manteve longe por todos esses anos e reencontra sua amiga de infância, Débora, que desempenha importante papel no desenrolar da história. 
Obviamente, em certo momento do livro, Lisa e Johnny cruzam seus caminhos e um ajudará o outro a revelar seus mistérios, que se conectam de forma impressionante.
“A Garota das Cicatrizes de Fogo” é um livro de fantasia urbana que só revela ser desse gênero ao final. Desde o início sabemos que o tema sobrenatural será tratado, mas na primeira metade do livro aparece de maneira tão sutil que em certos momentos me senti lendo romance , em outros, terror. E essa combinação se mostrou fantástica, pois não tornou a leitura cansativa; o livro tem menos de 300 páginas, mas mesmo com esse tamanho e a mescla de gêneros, conseguimos entender perfeitamente a nova mitologia criada pelo autor.  Mitologia essa que é completamente original, nada com que eu possa comparar anteriormente. Não é possível descrever esse novo mundo sem dar spoiler, pois é justamente a partir dele que os mistérios são resolvidos, mas posso dizer que se trata de ex-humanos e especialmente sobre a morte, não o fato, mas a encarnação dela.
Alguns elementos me chamaram bastante a atenção durante a leitura; um deles foi a determinação do Johnny Falco em encontrar sua filha desaparecida. Ele não teve medo de tomar qualquer tipo de atitude para poder salvá-la, desde viajar o país até cruzar a linha entre a vida e a morte. O outro foi a universalização da obra, pois não especificou em momento algum características próprias de uma região, o que é mania da maioria dos autores nacionais, e isso me empolgou em continuar. Foi o primeiro livro que li do autor, e confesso que o primeiro atual nacional que me impressionou. Eu não esperava encontrar uma leitura tão excitante que me fizesse virar a página sem perceber. Eu não via a hora de terminar para entender o que acontecia e desvendar os acontecimentos. Indico a todos que gostem de uma boa fantasia.

Postar um comentário