domingo, 12 de janeiro de 2014

Resenha: "Um dia" - David Nicholls

Título Original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínsica
Nº de páginas: 416

O livro conta a trajetória da vida de dois jovens recém formados na faculdade: Emma Morley e Dexter Mayhew. Ambos passam a se conhecer melhor apenas após a formatura, de uma maneira um tanto quanto inesperada no apartamento dela. E a partir daí os capítulos narram o desenrolar de suas vidas como grandes amigos, pois chegaram a conclusão de que era melhor para os dois manter um relacionamento amigável ao invés de sustentar um romance no qual eles não acreditavam. Estes capítulos são datados com o dia 15 de julho de cada ano a partir de 1988, a data de formatura, e apresenta o que acontece com os dois nesse dia do ano até vinte anos depois, em 2008.
Cada um sustenta suas dúvidas e inseguranças em relação ao futuro, como todo jovem, mas de maneiras diferentes. Dex, por sua própria natureza, as vezes (muitas vezes) decide deixar um pouco o futuro de lado e aproveitar tudo que sua idade pode lhe proporcionar, o que inclui bebidas, cigarros e mulheres. Já Emma busca garantias em um futuro como escritora mas que, para chegar até isso, passa por muitos altos e baixos. 
Dex e Em mantém contato por todo o livro, no decorrer de suas vidas individuais. Alguns hiatus entre um contato e outro várias vezes são maiores que outros devido ao rumo que cada um vai tomando ou desentendimento que ocorre entre eles.
David Nicholls preencheu sua obra com divertidas comparações e menção de nomes de escritores -os quais são inseridos enquanto ele se refere a Emma e suas reflexões- através de uma narração onisciente e que se reveza entre os pensamentos de cada personagem. A leitura rápida também conta com vários fatores idiossincráticos dos escritores ingleses dos anos 90 (embora ele tenha sido lançado no Brasil em 2009), o que na minha opinião diferencia um pouco "Um dia" dos outros romances e nos cativa de maneira ímpar. 
Pra quem gosta de ficção científica e quer mudar um pouco de gênero este romance que retrata bastante da vida cotidiana de jovens de 24 anos cumpre a tarefa de amarrar o leitor perfeitamente.
A adaptação cinematográfica, estrelada por Anne Hathaway (O Diário da Princesa) e Jim Sturgess (Across the Universe), saiu em 2011 com direção de Lone Scherfig, e, embora o escritor seja inglês assim como o ator Jim Sturgess, o filme é americano.
Confira o trailer abaixo:



Postar um comentário