quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Resenha: "Amanhã você vai entender" - Rebecca Stead

Sabe aquele livro que você comprou por acaso e que não dava nada para ele, mas no fim ele te surpreende? Pois é, essa é justamente a minha história com “Amanhã você vai entender”. Esse livro me chamou a atenção na livraria por dois motivos: a capa (gente que capa é essa?! s2) e pelo título (também merece s2). Foi aí que eu me obriguei a parar e ler a sinopse do dito cujo e pronto! eu sabia que tinha que comprar o livro. Enfim, vamos à resenha!




Título Original: When you reach me
Autora: Rebecca Stead
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 222





O livro é narrado em 1° pessoa por Miranda, uma garota de 12 anos que vive em Nova York com sua mãe. Ela diariamente ajuda sua mãe a treinar para um programa chamado a “Pirâmide de vinte mil dólares” onde o vencedor ganha, adivinha, vinte mil dólares. Miranda era uma criança feliz, ela tinha um melhor amigo chamado Sal e tudo ia bem; porém de repente algumas coisas estranhas começaram a acontecer. Ela e Sal voltavam da escola para casa quando de repente um menino chegou e começou a bater em Sal sem mais nem menos; a partir daí seu melhor amigo parou de falar com ela e uns bilhetes misteriosos começaram a aparecer. Miranda rapidamente fica atordoada, pois além de os bilhetes falarem sobre uma pessoa que ela não conhece e que precisa de sua ajuda, eles contém detalhes sobre sua vida e sua rotina. Todo esse mistério nos atinge em cheio logo no primeiro capítulo; aliás, aí vai um aviso: após ler o primeiro capítulo você não vai conseguir largar esse livro. Uma coisa que eu achei super legal é que esse livro não é pretensioso; logo no início há um capítulo bem confuso, mas não é como se o livro quisesse ser o melhor mistério já escrito, e é justamente por isso que é legal acompanhar a evolução dessa obra e ver como ela vai ganhando espaço e importância. No decorrer da história a autora vai colocando várias reflexões importantes sobre a vida em geral, principalmente sobre o tempo. O tempo aqui tem um peso enorme na história. Apesar de ser classificado como infanto-juvenil eu não acho que crianças conseguiriam entender esse livro tão facilmente, mas “Amanhã você vai entender” pode e deve ser lido em qualquer faixa etária. Os capítulos são curtos e usam recursos diferentes, por exemplo: há capítulos inteiros onde a autora apenas enumera as coisas. Os títulos que cada capítulo recebe também são diferentes e eles seguem um padrão bem interessante. Enfim, tudo nesse livro tem um por que e todos eles são explicados, deixando você com uma sensação de plena satisfação. 
Gente essa foi uma pálida tentativa de tentar falar para vocês o quão bom esse livro é, para vocês realmente sentirem o que eu estou falando vocês terão que ler e aproveitar toda essa grandiosidade. Antes de terminar essa resenha eu gostaria de parabenizar a Intrínseca por fazer um trabalho tão bem feito nesse livro, ficou realmente demais!
Ah, e cuidado para não aterrissarem no brócolis =)

Postar um comentário