segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha: "Um Conto Sombrio dos Grimm" - Adam Gidwitz

    Olá, estou aqui hoje pra falar pra vocês não sobre apenas um conto, como diz o título, mas vário contos compilados pelos Irmãos Grimm mas que, neste livro, vão ser narrados usando os mesmos protagonistas: João e Maria


    O livro começa nos apresentando a origem de João e Maria (que são filhos de reis e viviam em um reino chamado Grimm) e logo somos introduzidos no primeiro conto que era o único que eu conhecia cujos protagonistas era de fato João e Maria. A introdução do livro, na verdade, é considerada como conto e narra os fatos explicando como os dois irmãos foram parar na casa de doces onde vivia uma bruxa que queria devorá-los. (que é o segundo conto) E à partir daqui as coisas passam a ficar bem interessantes da perspectiva de uma menina de 19 anos. No caso, eu.

   


Título original:A Tale Dark and Grimm 
Autor: Adam Gidwitz 
Editora: Galera Record (Selo Júnior) 
Nº de págs: 272



 O narrador é onisciente e faz uma interação com o leitor. O livro é de, certa forma, infantil, porém ele pode facilmente ser caracterizado como infanto-juvenil e até adultos podem se interessar pelo tipo de interlocução que o narrador realiza durante a narrativa. Há partes em que, por exemplo, ele nos alerta antes que aconteça uma cena muito sangrenta para que tiremos crianças pequenas de perto e coisas assim. E já que, a meu ver, o texto em si não é tão infantil assim, o teor infantil ficou por conta desse narrador brincalhão que faz as cenas de “suspense” um pouco amenas por interferir com comentários engraçados acerca dos personagens ou do que está por acontecer.
    Os contos, aparentemente, são os originais sem as adaptações para crianças que foram feitas pela Disney, mas eu não tenho certeza devido à varias informações que recebi. Quanto aos Grimm, eu sempre acabo me perdendo. (desculpem por isso). Porém, tenho fortes razões para crer que esses são realmente os contos recolhidos pelos irmãos Grimm, talvez apenas com adaptações temporais.
    Uma coisa muito interessante feita pelo autor Adam Gidwitz foi a amarração no final do livro. Todos os contos se ligam para formar uma história mais longa e no fim há uma ligação com os começo que deixou a história ainda mais interessante. Eu super recomendo o livro, não só porque eu amo literatura infanto-juvenil e vejo isso na faculdade, mas vale a pena mesmo.
    É isso gente, espero que tenham gostado e nos vemos em breve (;
Postar um comentário